quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O trabalho meticuloso de um luthier é o fio condutor do documentário "Musicagen", que mostra o cotidiano de Fernando Sardo. O profissional usa materiais reciclados e descartáveis para produzir música, desde restos orgânicos, como cabaça e bambu, até plásticos e vidros. Para ele, tudo tem potencial. Além de mostrar a produção de instrumentos, o documentário também mostra depoimentos de músicos que possuem relacionamentos de diversos tipos com a indústria cultural. Temos desde os eruditos, como o maestro Júlio Medaglia, até artistas populares, como o rapper Thaíde. O questionamento do documentário está nos conceitos do que é erudito e do que é popular. Há uma ironia em torno do que pode ser considerado convencional ou experimental, levando o expectador a concluir que a linha entre o que pode ser vendido ou não como cultura de massa é muito tênue, discussão essa que ainda hoje levanta calorosos debates. Gostei, valeu a pena... Somente eu, Eric e mais um no cinema... Aí eu me pergunto ? Por que as pessoas não curtem um documentário ?

7 comentários:

disse...

Eu já me fiz essa pergunta trilhões de vezes também.
Sem falar que tem muitos documentários por aí que deixam qualquer produção 5 estrelas no chinelo.
Pena que o povo não acordou pra isso ainda. É triste!

Obrigada pelo comentário. =)

Adorei teu layout! Borboleta é a coisa mais linda do mundo.


:*

Volte sempre!

Anônimo disse...

Eu acho que depende do documentario ..

Tem que ser feita uma coisa pra prender atenção de quem está assistindo .. ter um algo mais ..

pois eu já vi, alias tentei ver alguns que não tem como .. é chato, da sono .. se perde o interesse as vezes só como é apresentado ..

essa é a minha opinião ..

Mas já vi alguns muito bom ..

Abç.

invadido disse...

Vim conhecer o seu blog. Adorei. Parabéns

Anônimo disse...

Vc me deixou curiosa pra assistir esse documentário, sou estudante de comunicação e adoro esse temas culturais...
Acho que as pessoas não curtem muito documentários pq ele tem a fama de serem chatos ou tipo national geographic... grande parte das pessoas não tem curiosidade em conhecer bons filmes que não são os sucessos de bilheteria... infelizmente...

Bjo!

Anônimo disse...

Aline, primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog!

Acho que a idéia de documnetários ainda está muito obscura para muitas pessoas, no meu humilde ponto de vista muitos acham que documentário é uma coisa "pesada", sem graça, "com muito conteúdo" ...

Mas como todo bom brasileiro, sempre acredito naquele pedacinho azul de céu em meio a tempestade que se forma ... isso está mudando ... devagar, mas com o primeiro passo que subimos uma escada não é mesmo?

E com textos como o seu é que se "pega o touro pelo rabo" ...


Um abraço,
André

Késia Maximiano disse...

Sabe q eu tb me pergunto isso?
Bjosss

Anônimo disse...

Estou amando ler seu Blog .,Aline Parabens...pelo texto
E realmente uma pena a falta de Interesse do Povo pelos Documentários, eu vi Os Negativos, e adorei , vejo Doc sem pre principalmentes os Nacionais
Uma beijokas