sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ultimamente tenho visto muitos deficientes visuais em transportes públicos e percebo claramente que grande parte da sociedade não sabe lidar com eles, principalmente na hora de auxiliar a atravessar a rua, pegar o metrô, escadas, etc...

Acredito que exista ainda um preconceito, mas muito maior do que o preconceito é a falta de informação.

Nunca vi na sociedade a distribuição de algum material, orientações ou algo do tipo que ensina e motiva a sociedade a tratá-los de uma forma adequada.

Não é tratar com diferença, mas sim tratar corretamente, porque a cada dia que passa temos mais e mais inclusões sociais.

Temos deficientes visuais no mercado de trabalho, nos estudos, nos esportes e enfim, tem que ser assim, todos temos direitos, não é mesmo ?

Fiz este post porque já presenciei cenas lamentáveis, de gente querendo passar a mão, fazer carinho em um cão guia, sei que são lindos, mas não podemos tirar a atenção deles.

Cansei de ver cegos parados, aguardando a boa vontade de alguém para ajudar a levá-los até a escada, ou pessoas que na hora de dialogar, falam muito alto, como se eles fossem também deficientes auditivos.

É fato que precisamos de mais informações, mais orientações, a sociedade pede e necessita.

Respeitar o direito de cada um  já é um grande passo...

Nenhum comentário: