
A PAZ, INVADIU O MEU CORAÇÃO...
E isso é tão real que me deixa mais tranquila ainda...
E hoje é o aniversário dela, 93 anos de muitas estórias para contar.
Cultuados pela igreja católica no dia 26 de setembro e pela umbanda no dia 27 de setembro,os dois santos dedicaram suas vidas em função dos necessitados, recebendo o pseudonimo de "medicos de Deus".
Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e cristãos. Na verdade, não se sabe exatamente se eles eram gêmeos. Mas nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade. Não aceitavam receber um centavo pelo serviço prestado. Os irmãos aproveitavam também para divulgar a fé cristã entre aqueles que se recuperavam das doenças. Inspirados pelo Espírito Santo, usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes, muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. A riqueza que mais os atraía era fazer de sua arte médica também o seu apostolado para a conversão dos pagãos, o que, a cada dia, conseguiam mais e mais. Isso despertou a ira do imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. As perseguições do Imperador Diocleciano, porém, não demoraram a frear a ação benéfica destes "médicos do amor". Na Ásia Menor, o governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas. Foram forçados a negar sua fé. Mandou que fossem barbaramente torturados por negarem-se a aceitar os deuses pagãos. Condenados à morte, resistiram milagrosamente a pedradas e flechadas. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles. Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num dia 26 de setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data. Inúmeros milagres se deram na sepultura deles.Os nomes de são Cosme e são Damião, entretanto, são pronunciados infinitas vezes, todos os dias, no mundo inteiro, porque, a partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados. Os santos Cosme e Damião são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. Na festa, é costume distribuir balas e doces para as crianças.
Viva Cosme e Damião !!!
Tudo aquilo que ocorreu no passado, hoje enxergo de uma forma positiva, pois as escolhas foram minhas.
Eu tinha que viver, pois na época tinha sede de tantas coisas e independente de fatos e fatores, eu consegui aproveitar o melhor.
Hoje tenho a certeza que a minha natureza pede novidades, desafios, motivação, amor, criatividade e enfim, é a minha essência.
E isso jamais irá mudar, sempre vou ser esta pessoa que quer mais, seja como for.
Quantas coisas boas tenho para contar e quantas coisas boas ainda tenho para viver, acho que esta é a magia da coisa, da minha vida...
Beijos e ótima semana para todos !!!
Nada melhor do que um final de semana e de quebra um feriadinho na segunda-feira.
Fiz questão de descançar, não marcar nada, ficar de perna para o ar e enfim, foi muito bom !!!
Pude curtir encontros familiares, aniversário com churrasco, saidinhas com o amor, ouvir as minhas músicas, assistir dvd´s, dormir sem ter hora para acordar e que delícia, hoje estou mais do que renovada...
Preciso de mais e mais feriados...
Beijos e boa semana à todos !!!
Deu para dar umas risadinhas de cor bege, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Saudades da época das boas comédias...
Valeu o passeio...
Beijos !!!